quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bem Sofrer Mal Sofrer.

 Muito raramente pensamos na dor na condição de recurso educativo. Em nosso egoísmo, interpretamos qualquer sofrimento por equação da lei de causa e efeito, como se não tivéssemos necessidade de experiência e lições. Mas, sem disciplina, que muitos consideram sacrifício e flagelação, o que seria da escola?. Sem ter atravessado alguma moléstia de trato difícil, talvez não entendêssemos a linguagem atormentada de irmãos doentes, quando nos reclamam paciência e carinho. Não sofrêssemos a perda de um ente amado ante a morte física, talvez ignorássemos o modo de reconfortar amigos em prato, quando a morte lhe visita os recessos do lar. Nos dias de prova que chegam para cada um de nós,se, afinal, tiveres vivido sem contato com tribulações e dificuldades, que se fazem valiosas lições humanas, talvez que a tua elevação por mais rica de palavras e por mais lindamente decorada de gestos felizes não passe de simples ingenuidade.

Emmanuel/Medium Chico Xavier.
Quando cristo disse: " Bem aventurado os aflitos, por que deles é o reino do ceu", não se referia aos sofredores em geral, por que todos que estão nesse mundo sofrem, quer estejam no trono ou na miséria,mas ah! poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao reino de Deus. O desânimo é uma falta; Deus vos nega consolação,se não tiverdes coragem.A prece é um sustentáculo da alma, mais não é suficiente por si só: é necessário que se apóie na fé ardente na bondade de Deus. Ele não põe um fardo pesado em ombros frágeis. O fardo é proporcional as forças, como a recompensa será proporcional a resignação e a coragem .Mas essa recompensa deverá ser merecida, e por isso que a vida está cheia de tribulações. Não aspireis a um repouso que enfraqueça o vosso corpo e entorpeça vossa alma. Fica satisfeito , quando Deus vos envia a luta. Onde as vezes precisamos de mais coragem do que em um combate sangrento. Quando vos atingir um motivo de dor e contrariedade, tratai de elevar-nos acima das circunstâncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impaciência, da colera e do desespero, dizei, com justa satisfação : "Eu fui o mais forte!".

Bem aventurados os aflitos, pode, portanto, ser assim traduzido; bem- aventurados os que têm oportunidade de provar sua fé, a sua firmeza, a sua perseverança e a sua submissão a vontade de Deus, porque eles terão centuplicadas as alegrias que lhe faltam na Terra, e após o trabalho virá o repouso.

Trecho retirado do Evangelho segundo o espiritismo de Allan Kardec.

Um Maravilhoso Dia!
Lilia Tatyany

Nenhum comentário:

Postar um comentário